O MUNDO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA: Relações étnico raciais na Educação Infantil

Priscila Paula dos Santos [1]

Orientador: Dr. Wilson Roberto Batista

RESUMO

O presente projeto de intervenção pedagógica na Educação Infantil se desenvolve nas possibilidades educativas da aplicação da Lei n. 10.639/03, e seus espaços de contribuições de educação étnico racial no Brasil. Através da proposta em uma escola de Educação Infantil no município de Franco da Rocha no Estado de São Paulo, que, possibilita intercorrelações entre as pedagogias e suas ações educativas na Educação Infantil, atendendo crianças nas faixas etárias de 0 à 5 anos da escola municipal. Ao observar assim as poucas discussões relacionadas a esse tema segue este Projeto como ponte em prol de uma escola democrática. Tendo entre seus objetivos contextualizar a importância de excluir práticas pedagógicas antirracistas, e suas oportunidades de reparar as humanidades através da educação. A metodologia utilizada é dividida em duas etapas: 1) uma revisão bibliográfica sobre os conceitos pedagógicos na Educação Infantil que são possíveis nessa faixa etária; 2) a metodologia participativa e propositiva com objetivo de conectar as pedagogias e suas ações interventivas. Sua base de referencial teórico se estabelece através de três autores. No primeiro momento as pedagogias engajadas da pesquisadora afro-americana Bell Hooks (HOOKS, 2013), no segundo momento pedagogias que emergem da professora brasileira Nilma Limo Gomes (GOMES, 2017) e por último a Pedagogia Decolonial do antropólogo e professor brasileiro-congolês Kabenlege Munanga (MUNANGA, 1999). Conectando três obras que possibilitam pensar nas múltiplas possibilidades educativas:1) História e Cultura Africanas e Afro-brasileira (BRASIL, 2017); 2) Brincadeiras africanas para Educação Cultural (CUNHA, 2016); 3); e Berimbau Mandou te Chamar (HETZEL, 2008). Conclui-se que esse trabalho possibilita pensar os saberes pedagógicos africanos e afro-brasileiro com valores humanos e contribuitivos para uma sociedade mais humana.

Palavras chaves: Lei n. 11.645/08; Pedagogias Antirracistas; Educação Infantil; Educação em Direitos Humanos; Relações étnico raciais.


[1] Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do ABC. 

Deixe um comentário