Mulheres na resistência!

Equipe editorial e Equipe Africanidades

o Africanidades e o Grupo de Pesquisa em Educação e Direitos Humanos gostariam de enaltecer suas guerreiras! Cada qual em seu eixo, profissão e posição na sociedade, elas inspiram, lideram, ensinam e transformam realidades, deixando um legado de resistência e conquistas!

Suas vozes ecoam na luta por direitos, sua força impulsiona mudanças e sua sabedoria guia novos caminhos. Celebramos cada mulher que, com coragem e determinação, constrói um futuro mais justo e igualitário. Que suas trajetórias continuem iluminando o presente e inspirando as gerações que virão!

No Projeto Africanidades por Elas, as mulheres são a essência e a força que move nossa missão: 90% das professoras, 100% das coordenadoras e 85% das alunas são mulheres. No Facebook, 70% das seguidoras também são mulheres, reforçando essa presença marcante. Elas são a maioria esmagadora no projeto e em nosso coração.

Profa. Dra. Rute Rodrigues dos Reis – graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutora em Ciências Sociais pela mesma Universidade.

Mestra Griô Africanidades Mildima Ferreira Lima – conselheira Estadual de do Conselho de Condição Feminina de São Paulo gestão 2017-2019; 2019-2022 e 2022-2024. Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos Políticos da Mulher de Poá na gestão 2021-2023. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos Políticos da Mulher de Poá nas gestões de 2017-2019 e 2019-2021. Presidente da Virada Feminina – Poá/SP. Presidente de Honra do Instituto PLPs Unindo Gerações – Poá/SP. Promotora Legal Popular formada em 2002 pela União de Mulheres A Gente Bem Querer Mulher Multiplicadora da RME – Rede Mulher Empreendedora. Semeadora de Pérolas do Instituto Vasselo Goldoni Mestre Griô em Africanidades pela UFABC. Formanda no Curso de Extensão de AFRICANIDADES LITERATURA INFANTIL e CIRCULARIDADES, na Universidade Federal do ABC.

Mestre Griô Vera Luz – mestre Griô pelo Africanidades e artista na Cia Odara.

Profª Esp. Júlia Oliveira – pós-graduada em Educação Infantil (2012), Psicopedagogia institucional (2014) – FATECE; Pós-graduada em Cultura nas Aldeias Indígenas e Terras Quilombolas (2021) – FAUESP e Pós-graduada em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do ABC (2022) UFABC e Graduada em Pedagogia (2002) – UNICID.

Mestra Griô Benedita Lopes – graduada em letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Fundação Santo André. Especialista em Língua Portuguesa pelo COGEAE/PUC/São Paulo e Laureada Mestra Griô Pela Universidade Federal do ABC-UFABC.

Profa. Dra. Vanice Aparecida Alves – graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS/SP, Aprimoramento Multiprofissional em Saúde Mental como bolsista da FUNDAP, Mestre em Política Social pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP.

Profa. Esp. Clarice Mendes dos Santos de Almeida – MBA de Gestão Escolar na ESALQ; graduada em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (2011); segunda graduação em Ciências Sociais, pós em direitos humanos pela UFABC, pós com ênfase em Educação, Educação infantil, Gestão e Neurociência.

Profa. Dra. Rosana Oliveira Rocha – Doutora em Educação pela PUC/SP; mestra em Educação também pela PUC/SP e Graduada em Letras – Português e Inglês pelo IESC/SP.

Profª Esp. Priscila Aparecida Santos de Oliveira – pós-graduada em Sócio-psicologia (FESP-SP), Educação Inclusiva (ICS) e Educação em/para os Direitos Humanos e Graduada em Pedagogia pela ULBRA-RS.

Profª Esp. Maura Aparecida de Andrade Calheiros de Morais – especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFABC – Universidade Federal do ABC; pós-graduada em Docência do Ensino Superior – FCE, especialista em Educação a Distância – FACONNECT e graduada em Pedagogia pela Faculdade das Américas.

Profa. Me. Claudia Rezende – mestranda em Ensino e história das ciências e da matemática – PPGENS Pedagoga, atuante na rede municipal de São Paulo com especialização em Educação em Direitos Humanos pela UFABC, Letramento e Literatura Infantil, Sociologia e Educação Étnico-raciais e Práxis antirracista. Extensão em Direito e Questões Raciais pela Escola Paulista de Magistratura.

Mestra Griô Africanidades Suane Brazão (fundadora do Coletivo Amazonizando) – especialista em docência do ensino superior, graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro de Educação Apoena (2015). Pesquisadora no tema identidade amazônica, corporeidade negras, gênero, cultura popular, produtora executiva do Zimba Cultura e do coletivo Amazonizando. É atriz, dançarina e cantadeira Arte educadora, quilombola nascida em Macapá-AP, idealizadora do coletivo Amazonizando, que atua no protagonismo e nas das produções artística e intelectuais da Amazônia.

Ialorixá Andreza Tanimoto – mestre Griô pelo Africanidades, liderança expressiva religiosa no Candomblé.

Liderança Indígena Tania Magali Santos – Palestrante, Ativista e Liderança Indígena Pataxó Hã Hã Hãe na Cidade de Santo André. Integrante do GT dos Povos Indígenas no Consórcio das Sete Cidades, Contadora de Histórias, Atuante em formação de alunos e professores e Docente no Projeto Africanidades Awãkã por elas na UFABC.

Cacica Jaqueline Haywã – cacica do povo Pataxó Hã Hã Hãe; professora e escritora;

Profa. Dra. Silmar Leila dos Santos – doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Profa. Dra. Lúcia Helena Joviano – doutora em “Teorias da Literatura e Representações Culturais” pela UFJF; Mestre em Letras PUC/MG; graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e grada em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Profa.

Profa. Dra. Cecília de Oliveira Prado – doutora em Ensino e História das Ciências e da Matemática – UFABC; mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; especialização em Gestão Educacional pela Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP e graduação em Pedagogia pelo Instituto Metodista de Ensino Superior.

Profª Especialista Gildacy Gomes – especialista em Educação em e para os Direitos Humanos/UFABC; Pedagoga/Professora de Educação Infantil.

Profª Me. Alexandra Alves – mestra do Programa de Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, possui especialização Lato-Sensu em Direito Aplicado na Educação pela Faculdade Campos Elíseos – SP (2017). Possui os cursos de extensão universitária no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento pela Universidade Federal de São Paulo-Campus Guarulhos/UNIFESP (2018), Africanidades, Literatura Infantil e Circularidades – Universidade Federal de São Paulo – UFABC (2019).

Profa. Dra. Irene Franciscato – graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos, graduada em Pedagogia Licenciatura – Claretiano Centro Universitário, mestre em Psicologia da Educação pela Pontificia Universidade Catolica São Paulo e Doutora em Educação-Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo.

Profª Ma. Lisandra Pingo – Mestra em Educação, pela Faculdade de Educação da USP. Pós graduada Política de Promoção da Igualdade Racial na escola, pela UNIFESP e em Trabalho Docente e Educação Étnico-racial; Psicopedagoga e especialista na educação de alunos com deficiência intelectual.

Profa. Doutoranda Pamella Galvani – mestre e doutoranda em Políticas Públicas pela UFABC; bacharel em Direito pela UNIMEP. Atua no apoio a gestão do projeto Africanidades e como editora assistente das revistas online Contemporâneos e ContemporARTES.

Profa. Dra. Ana Maria Dietrich – Pós-Doutora pelo Departamento de Sociologia do IFCH da Unicamp com o Projeto Traumas de Guerra na Contemporaneidade; Doutora em História Social pela USP; Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo, graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo e docente do Bacharelado Politicas publicas e de Ciências e Humanidades da UFABC.

Estudante Maria Rita Dietrich – estudante do ensino fundamental.

Deixe um comentário