Manifesto do Grupo EDH/Africanidades acerca do falecimento de Elizabeth Tenreiro

Paulo Del Bianco Giuffrida

Ana Maria Dietrich

Hoje, dia 27 de março de 2023, perdemos nossa colega educadora Elizabeth Tenreiro que, aos 71 anos de idade tinha como missão e de ofício a licenciatura.

Em nosso país, mesmo com todas as dificuldades que nós professoras vivenciamos e, mesmo com toda a insegurança e desvalorização de nossa profissão, Elizabeth sabia do poder que a educação exerce na vida das pessoas.

Nós, que seguimos seu exemplo de dedicação à licenciatura, fazemos neste momento um apelo pela humanização de nosso ambiente escolar e, acima disto, pela humanização e pela dedicação ao cuidado de nosso país. 

É através da educação que podemos construir uma sociedade mais justa. É através da educação que criaremos uma sociedade igualitária. É através da educação que iremos criar uma cultura de paz, atenção e cuidado.

Neste momento, nós, profissionais da educação, clamamos pela valorização da educação em nosso país. 

O ato de educar está para nós do Educação em Direitos Humanos, entre os atos mais sagrados da vida humana. A educação tem o potencial de ajudar pessoas a atingirem suas verdadeiras potências e, para isto, devemos sempre dar valor aqueles que possuem, como Elizabeth, a missão de vida de educar.

Descanse em paz professora, nós continuaremos sua missão.

Deixe um comentário