Lançado recentemente o livro Coração de quinquilharias, de Zeca Corrêa Leite, traz em suas páginas poemas – e algumas prosas – voltados ao Natal. Nem todos os textos referem-se à data, mas o clima de religiosidade, magia e espiritualidade atravessa as linhas de modo geral.
Eles foram produzidos ao fim de cada ano, entre novembro e dezembro, para serem distribuídos nos dias que antecediam as festas natalinas. Esse costume passou a existir após a fase da distribuição de cartões muito comuns décadas atrás. “Chegando nos vinte anos, dei de criar meus versos, inventar crônicas e poemas, exprimir mais abertamente os sentimentos”, explica Corrêa Leite.

…”Coração de quinquilharias é uma brevidade disso tudo, retalho do que há de afeto, ternura, bem-querer que carrego e que me move. Amor, enfim.”
Em Coração de quinquilharias os textos dividem o espaço com ilustrações de flores de Ginkgo biloba, intervenção adotada pela designer gráfica Adriana Alegria. O uso das tradicionais árvores de Natal seria “muito óbvio”; a Ginkgo biloba, com seus traços de leveza, é uma planta reverenciada na cultura oriental como símbolo de paz e longevidade. Na concepção da designer a delicadeza da imagem aproximou-se da “delicadeza dos textos”, criando um todo de amorosidade e espiritualidade, próprios desta época.
Natal
Natal para mim, tem imagem de noite
recolhimento, silêncio,
orações ditas em segredo.
Lábios tocando a pele de Deus.
Natal, para mim, é como
abandono
espécie de sono,
vozes murmurando hinos
em siderais abismos.
Há um desmaiar de estrelas,
invisíveis catedrais.
De que águas o coração se banha
para renascer inocente?
De quais gravuras antigas
busca imagens em ouro
para recortar a história
de um Nascimento prometido?
No peito emudecido
a vida se completa.
(E o Menino
meigo se distrai
mirando as chamas das velas.)
O autor
Jornalista e poeta, Zeca Corrêa Leite tem diversos títulos publicados, entre eles Quinhentas vozes (adaptado ao teatro, o espetáculo recebeu seis estatuetas do Troféu Gralha Azul), Lendas das Águas, coletânea de lendas indígenas recontadas pelo autor, Pequenos poemas traquinas (infantil), O velho e alguns escritos (poesia), Odelair Rodrigues (biografia escrita em parceria com Rosirene Gemael), Perfume de alfazema e algumas confissões perdidas (romance). A convite do Teatro Guaíra escreveu a história dos 140 anos da instituição, que será lançado em 2025.
“Coração de quinquilharias” está à venda no Café e Livraria Arte&Letra (Rua Des. Motta, 2011 em Curitiba/PR), no valor de R$ 40,00.
***
(Bel Liviski)

Poeta maravilhoso. Encantou-me o poema!
CurtirCurtir
A resenha e o poema de degustação convidam a ler o livro!
CurtirCurtir