FÓRUM DA UERJ – NUCLEAS – NUCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS EM TRES RIOS/RJ

Nos dias 26 e 27 de outubro deste ano, das 10:00 às 17:00h, a cidade de Três Rios/RJ (minha cidade natal) hospedará o Fórum da UERJ – NUCLEAS, que, embora organizado pelo PPGH (Programa de Pós-graduação em História da UERJ) não será restrito à área da História e sim, multidisciplinar, com o tema: Trabalho, Cultura, Escravidão e seus reflexos no Vale do Paraíba Fluminense.

O Núcleo de Estudos das Américas/ NUCLEAS (site: http://www.nucleas.uerj.br/) foi criado em 2002 pelos professores Maria Teresa Toribio B. Lemos e Paulo Roberto Gomes Seda, latino americanistas vinculados ao IFCH, Área de História das Américas. O NUCLEAS foi criado como Unidade Organizacional da Instituição, o que reforçou o espírito acadêmico e científico desse novo núcleo de pesquisa sobre América Latina e Caribe, e desde esta data vem realizando atividades de ensino e pesquisa nas Linhas de Política e Cultura, Política e Sociedade, Cultura e Religião, Migrações, Desenvolvimento Econômico e Integração, além de Direito das Cidades. 

O NUCLEAS foi reconhecido como centro de excelência em estudos Latino-americanos. É coordenado pelos professores Maria Teresa Toribio B. Lemos e Paulo Roberto Gomes Seda, do Departamento História do IFCH, e Alexis T. Dantas da Faculdade de Ciências Econômicas.

 A proposta é pela realização de um Fórum “PLURAL REGIONAL” onde sejam apresentados trabalhos de diferentes áreas do conhecimento e saberes que tenham como base principal pesquisas regionais sobre o Vale do Paraíba Fluminense, em especial, aquelas que foram realizadas e trabalhadas com o propósito de trazer realidades dessa região sobre diferentes olhares acadêmicos.

Fotografia 1: Avenida Condessa do Rio Novo, cidade de Três Rios/RJ, nesta imagem da década de 20 do século passado, sem fotógrafo conhecido. A história e a formação urbana desta cidade está vinculada as Fazendas de Café do Vale do Paraíba Fluminense.

O objetivo é produzir um dossiê de estudos regionais com a publicação dos anais do evento: os resumos dos trabalhos serão publicados na revista virtual “Dia-Logos” do PPGH da UERJ e ainda, os artigos com 15 a 20 páginas, serão enviados para a publicação de um livro com a coletânea dos trabalhos acadêmicos. Cada participante terá 20 a 25 minutos para apresentar o RESUMO do artigo que irá compor o livro a ser produzido.

Cabe registrar que o Fórum está aberto a todos, podendo ocorrer inscrições como ouvintes, independente de apresentarem trabalhos, podendo escolher em quais mesas temáticas e plenárias deseja participar e, além do conhecimento e saber ímpar que irão adquirir, ainda recebem o certificado contabilizando as horas do evento para os currículos.

Imagem 1: Edições da Revista “Dia-Logos” da Pós Graduação em História da UERJ.

Não será cobrado taxa de inscrição ou participação, graças as parcerias com as Secretarias Municipal de Educação de Três Rios, Paraíba do Sul e Areal, Suprema, UGB e a Universidade UNIVERTIX, desta forma, o evento terá a entrada franca desde que feita as inscrições no link abaixo.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRChLoPHe042VgYyYaReplLmCYgw2FEkCLXCcB-QurMDbD5A/viewform?usp=sf_link

Vou ter a alegria de participar deste evento representando a Revista ContemporArtes, apresentando uma das pesquisas realizadas para a dissertação de mestrado, artigo publicado na coluna Narciso e o Espelho, nesta oportunidade ampliado, intitulado: A nascente sociedade urbana da Vila de Entre-Rios e o lugar dos escravos libertos e seus descendentes.

Deixe um comentário